O Estilo do Consultor - BLOG

BLOG
JCMacedo Consultoria Empresarial
DESIGN
BLOG
Ir para o conteúdo

TÉCNICAS DE RELACIONAMENTO

BLOG
Publicado por JCM em Estratégia e Gestão · 30 Junho 2020
TÉCNICAS DE RELACIONAMENTO
 
Estratégias, Dicas e Segredos para o Relacionamento
 
 
 
TÁTICAS
 
 
 
Quando se trata de encontrar pessoas desconhecidas, o caminho direto nem sempre é possível, pois o simples pensamento gera demasiada ansiedade. Você pode pensar que sua ansiedade vem exatamente do medo da rejeição, mas isso representa apenas uma parte do quadro. Um pouco da ansiedade vem de outra coisa: SUA BIOLOGIA.
 
Você está prestes a dar um passo que DESEQUILIBRARÁ todo o seu sistema biológico.
 
Somos os organismos mais sofisticados do reino animal, mas compartilhamos algo com todos os demais. Todos os organismos buscam a HOMEOSTASE, um senso de EQUILÍBRIO INTERNO. Qualquer estímulo inesperado representa uma perturbação do nosso senso de equilíbrio. É pôr isso que se pula ao ouvir um ruído desconhecido, e é também pôr isso que se fica nervoso ao entrar numa sala cheia de gente que beberica champanhe.
 
Pense nisso. O que poderia ser mais estranho do que dirigir-se a alguém totalmente desconhecido e exprimir a atração sentida? A simples idéia agita o organismo.
 
Pôr não desejar amedrontar ninguém, quanto menos a si próprio, você pode tentar táticas mais indiretas, antes de passar para as mais avançadas. A abordagem indireta pode na verdade ser mais aceitável, educada e previdente, porque com ela a pessoa já terá recuperado o controle quando for deixar claro que quer continuar a conversar.
 
Existem quatro tipos de técnicas:
 
 
1.      Abordagens que tiveram pleno êxito em seu passado.
 
2.      Abordagens que você está morrendo de vontade de tentar, só é preciso criar coragem.
 
3.      Abordagens que você vai tirar deste trabalho.
 
4.      Abordagens que você vai inventar no futuro.
 
 
ABORDAGEN INDIRETA.
 
Esta  abordagem permite a você criar uma cortina de fumaça suficiente para tolerar a ansiedade enquanto mantém o máximo possível seu estado homeostático. É uma forma de auto proteção, e pôr isso você não precisa achar que esta se arriscando muito ao falar com alguém.
 
Consiste em criar uma ilusão pôr tempo determinado, de total controle de sua parte afim de descartar o procedimento tão logo tenha conseguido seu objetivo, ou seja, você simplesmente quer conhecer alguém que de outro modo, não lhe seria possível conhecer.
 
 
Local: Na rua
 
Tática: Pedido de Orientação
 
Lembrete: As oportunidades só aparecem para quem se arrisca.
 
 
Local: Numa loja
 
Tática: Deixar cair alguma coisa.
 
Lembrete: Às vezes a pessoa que você está observando disfarçadamente o está observando disfarçadamente.
 
 
 
 
Local: Esperando na Fila
 
Tática: Batida no relógio quebrado
 
Lembrete: Ocasionalmente seu relógio serve melhor para ganhar tempo que para dar a hora.
 
 
Local: Num Bar
 
Tática: Fale com flores
 
Lembrete: Use sempre rosas
 
 
Local: Perto de um local onde se vende cartões
 
Tática: De seu cartão a um estranho
 
Lembrete: Você coloca nas mãos de quem recebe, todo o controle sobre o que vem a seguir
 
 
Local: No seu carro
 
Tática: Mania do telefone celular
 
Lembrete: Dê o seu número
 
 
Local: Num restaurante, você sente-se atraído pôr uma pessoa num grupo
 
Tática: Passe um bilhete
 
Lembrete: Você tem uma risada maravilhosa. Posso ver que se diverte com seus amigos, mas gostaria que estivesse sozinha porque adoraria encontrá-la. Pôr favor, me ligue.
 
 
 
 
A FRASE PERFEITA PARA INICIAR
 
 
 
Porque usar frases de efeito, simplesmente porque estas frases sempre funcionam.
 
Essas frases penetram nas nossas fantasias, assim como em nossas dúvidas.
 
Nossas dúvidas nos dizem que elas não são originais.
 
Nossas fantasias acreditam que elas foram feitas só para nós, e nasceu da intensa atração que alguém tem pôr nós.
 
 
Em realidade:
 
Uma boa frase de efeito é capaz de quebrar o gelo de 3 maneiras:
 
Pelo encantamento
 
Pelo desarme
 
Pela sugestão
 
Não é fácil, entretanto sua criação é o desafio.
 
 
FRASE DE EFEITO AMIGÁVEL:
 
Quem diz uma frase de efeito amigável demonstra um desejo de prestar atenção e de ouvir, o que ao mesmo tempo promove o ego da pessoa.
 
A chave para a frase de efeito amigável está no que se pede. A necessidade do momento.
 
Nós temos gentilezas simples para oferecer de acordo com o momento em que nos encontramos, tais como conversa, companhia ou amizade.
 
 
FRASE DE EFEITO SEDUTORA
 
Quem diz uma frase de efeito sedutora, demonstra interesse sexual ou romântico, e exige que o outro esteja disposto a correr um risco.
 
Uma frase de efeito deve instigar sem chocar,
 
Desarmar sem revoltar.
 
 
 
FRASE ORIGINAL
 
A vantagem de utilizar uma frase original, e que elas dispensam a preocupação com o sentido, Não se espera dela nenhum sentido.
 
 
FRASE ENGRAÇADA
 
A frase engraçada exige sensibilidade e prontidão, e para as noites em que se sentir ligado, não há melhor maneira de se divertir e de ser divertido.
 
Esta é a frase  preferida pôr excelência para aproximação. Ensaie, teste e tente-a com alguém. O ensaio deste tipo de frase, o tornará brilhante na sua aplicação, parecer brilhante fará surgir a confiança graças a qual você começa a pensar em outras frases brilhantes.
 
 
FRASE ESCRITA
 
Nem todas as frases são faladas.
 
 
 
COMO SER MEMORÁVEL
 
 
 
Todos nós de alguma maneira usamos camuflagem como uma forma de nos confundirmos com o todo, uma crença num disfarce supremo que nos torna invisíveis e despercebidos.
 
A identificação da camuflagem pessoal é o primeiro passo. O temor de atrair atenção para nós mesmos vem do fato de que tanto atraímos coisas positivas como negativas. Fomos treinados para sermos uniformes, nosso aprendizado escolar, nossos pais orientando para frearmos nossos impulsos, enfim todo um sistema de civilização nos orientando.
 
Desde a infância nossos esforços no sentido de atrairmos atenção para nós mesmos, nos fez decidir sobre tipos de comportamento socialmente aceitáveis que nos traziam reconhecimento positivo, e mesmo assim quando nos parecia muito duro conseguir estes reconhecimentos, representávamos modos socialmente desaprovados, recebendo assim atenção negativa.
 
Sabendo quem você é:
 
Muitas vezes sabemos que estamos nos escondendo, mas outras vezes o apelo para a camuflagem atua a nível subconsciente, continuamos a não nos percebermos disfarçando coisas sobre nós mesmos que na verdade gostaríamos que fossem notadas pêlos outros.
 
Oferecer um pouco de si mesmo para os outros, muda o modo pelo qual as pessoas reagem a você. Há mais amizade no tratamento, quando as pessoas sabem quem você é.
 
Quando você altera seu sistema, o reconhecimento é imediato, o relacionamento tende a ser mais caloroso, sendo mais generoso, as pessoas reagem com mais generosidade.
 
Se hoje você acredita que o mundo não reage a você, o poder de mudar isto está num simples Oi, considere a possibilidade de você não estar reagindo ao mundo.
 
Utilize uma técnica para reagir ao mundo que o rodeia.
 
Com o espírito de um guia alegre lembre-se, técnicas VISE
 
V elhacas
 
Técnicas Velhacas: classifica-se quando você a inventa no momento e imediatamente a põe em prática, isto é uma técnica esperta, porem quando você se esforça muito para desenvolvê-la e executá-la, torna-se Velhaca.
 
 
I nesquecíveis
 
Um gesto inesquecível nunca é evasivo, certos momentos se tornam memoráveis porque alguém faz, leva ou diz algo completamente fora de contexto e de seu ambiente.
 
 
S urpreendentes
 
O cultivo da capacidade de surpreender as pessoas evita a chatice, a mesmice, a rotina. Ao tentar dar uma sacudida nas coisas, tenha em mente que inesperado não significa amedrontado.
 
 
E spertas
 
Ser esperto é fazer algo decididamente esperto, porem você não está sendo esperto pôr tirar vantagem, mas pôr ganhar vantagem. Manipular é tirar de alguém qualquer coisa que essa pessoa não deseje lhe dar ou que você na verdade não esteja querendo.
 
 
 
MANOBRAS DE FLERTE
 
 
Flertar alegremente sem outra intenção que a de encontrar um modo agradável de passar o tempo, um bom objetivo a ser considerado.
 
5 características do flerte contemporâneo:
 
1.      O flerte é uma forma de comunicação que demonstra apreciação, atração e interesse.
 
Torne o flerte parte de seu estilo comunicativo diário, que diz às pessoas que você as observou cuidadosamente:
 
·          O tempo que elas levaram para se aprontar
 
·          A atenção que elas dedicam às coisas
 
·          Qualquer atributo positivo que possa agradá-las
 
 
2.      O flerte é algo do momento e sem objetivos a longo prazo.
 
Quando flertar, tenha em mente apenas o flerte. Não pense no que pode resultar dele, pois não se flerta para chegar a algum lugar. O flerte é o ponto de chegada. Flerte pelo puro prazer de pôr seus bons sentimentos nisso. Permita-se viver e desfrutar o momento sem Ter de prolongá-lo.
 
 
3.      O flerte pode ser genuíno e sincero. Flertar pôr flertar não é frívolo ou irresponsável. Depende da pessoa que flerta, e não do flerte em si.
 
Sempre haverá paqueradores irresponsáveis, mas esses tipos existem desde que o mundo é mundo. Quando compreender melhor o bom flerte, ao flertar você estará afirmando sua vida.
 
 
4.      A capacidade de flertar caminha de mãos dadas com a de assumir o controle da vida e tem um impacto sobre o mundo.
 
Os paqueradores fazem as coisas acontecerem. Não se contentam em esperar passivamente que outros os façam sentir-se bem. Sabem como conseguir isso eles próprios.
 
 
5.      O flerte é um presente que você tem o poder de dar.
 
Dentro do espírito de reformular o romance: não se flerta para obter algo de alguém. Flerta-se para DAR algo a alguém.
 
 
ENFIM FLERTAR É O DOM DE DAR A ALGUEM PARTE DO QUE VOCE JULGA SER UMA QUALIDADE SUA.
 
UM ELOGIO, UM SORRISO, SUA BONDADE E GENTILEZA.
 
 
 
 
CINCO FASES DO CONTATO PELO OLHAR
 
 
Contato pelo olhar
 
O contato pelo olhar envolve duas pessoas:
 
Uma é o ativador do contato pelo olhar e a outra, o alvo desse contato.
 
Se você está dando umas olhadelas para alguém mas essa pessoa não sabe disso, não há contato pelo olhar.
 
Uma palavra para quando você é o alvo:
 
A maioria das pessoas quando é olhada num rápido reflexo desviam o olhar.
 
 
Uma palavra para quando é você quem olha:
 
Lembre-se nem todos estão preparados para receber um forte olhar. Olhe com suavidade.
 
 
Mau contato pelo olhar:
 
O mal estar consegue vida própria quando o olhar é intenso, constrangedor, inquisidor
 
Lembre-se: Estabelecer contato pelo olhar não é a mesma coisa que encarar. Você poderá confirmar isso se alguma vez tiver sido o receptor do implacável olhar cobiçoso de alguém.
 
Na maioria das vezes um olhar que seca somente obterá hostilidade e irritação.
 
 
 
 
 
AS CINCO FASES DO CONTATO PELO OLHAR:
 
 
 
                 Fase 1: conexão
 
O chamar atenção, olhe a intervalos curtos, espere alguns minutos, torne a olhar.
 
Procure não produzir um olhar de ameaça, olhe com suavidade e insistência.
 
 
Fase 2: confusão
 
O estágio de confusão pode durar alguns minutos ou o resto da vida. A pessoa alvo do olhar precisará se certificar que o olhar é mesmo para ela.
 
Fase 3: corroboração
 
Esta fase conduzida com acerto, estabelece a confiança, o interesse e a animação. O estabelecimento dessas metas garante o início do relacionamento.
 
                 Fase 4: sinceridade e carisma
 
 
A simpatia nessa fase é fundamental, mostre-se positivo e feliz.
 
 
                     Fase 5: conclusão
 
 
Se você conclui que até agora teve sucesso no caminho percorrido, a abordagem direta é o mais indicado. Provavelmente o alvo do olhar iniciará a conversa com você.
 
 
 
 
 
MOBILIZANDO FORÇAS E RECURSOS
 
 
As soluções já existem e algumas funcionam melhor do que outras.
 
Eis os melhores recursos, para as situações difíceis e os pensamentos incontroláveis, seguidos de idéias sobre como transformá-los em tarefas controláveis:
 
 
Como atrair atenção positiva numa reunião.
 
Como se aproximar de alguém num grupo e convidá-lo para dançar.
 
Como descobrir se ele ou ela é casado.
 
Como converter os filhos em vantagem.
 
Como se reerguer depois de um fracasso.
 
Como ser notado valendo-se do que chama a atenção
 
Como voltar a se sentir romântico.
 
 
1.      Como atrair atenção positiva numa reunião.
 
Lembrete: Não deixe que o destino decida se você vai se destacar na multidão. Pare de tentar achar a pessoa certa e comece a tentar ser a pessoa certa.
 
 
2.      Como se aproximar de alguém num grupo e convidá-lo para dançar
 
Lembrete: Os homens andam em grupos pela mesma razão que as mulheres: proteção, isolamento e garantia de não estarem sós. Há também o instinto primitivo da caça, a idéia social de equipe e a esperança de que, com o apoio dos amigos, pode-se agir com mais coragem.
 
 
3.      Como descobrir se ele ou ela é casado.
 
 
 
4.      Como converter os filhos em vantagem
 
5.      Como se reerguer depois de um fracasso
 
6.      Como ser notado valendo-se do que chama a atenção
 
7.      Como ser notado valendo-se do que chama a atenção
 
 
 
 
COMO CONSEGUIR A AJUDA DOS OUTROS
 
 
 
RECONHECIMENTO DE ATITUDES NÃO VERBAIS
 
 
O PRESTAR ATENÇÃO
 
Bilhões de fragmentos de informações e de estímulos sensoriais estão sendo atirados em seu caminho cada segundo, sem falar das incontáveis lembranças e associações suscitadas pôr tudo o que você vê, prova, cheira e ouve.
 
O FOCO INTERNO
 
Um exemplo; Você passa pôr um local qualquer e lhe chega um cheiro de pão fresco, exatamente o mesmo que cheiro do pão que sua avó lhe fazia, já falecida há muito tempo atrás, e que sempre lhe dera amor incondicionalmente.
 
Nos últimos tempos ninguém vem lhe dando amor incondicional, o que faz com que, para você, o cheiro do pão se torne agridoce. De imediato, você fica triste. Tudo isso acontece numa fração de segundo, e muitas vezes sem que chegue a tomar consciência dessas associações.
 
Observar como a tristeza repentina se liga ao pão é um modo de prestar atenção, levando o foco para dentro de si mesmo. Isso consiste em reconhecer seus pensamentos, sentimentos, sensações, associações, desejos e temores.
 
O objetivo de uma vida INCONSCIENTE é dirigir o foco para dentro de si mesmo. Quando você exagera, se concentrando tanto em sua experiência interna, freqüentemente perde os eventos concretos reais que se desenvolvem a sua volta.
 
PRESTAR atenção significa alcançar um equilíbrio que inclui um foco ativo sobre os acontecimentos, assim como uma investigação dos sentimentos. A preocupação com os pensamentos e os sentimentos pode cegá-lo para o que está acontecendo à sua volta e efetivamente terminar como uma proteção contra o encontro de pessoas.
 
O conselho simples de PRESTAR ATENÇÃO pode Ter e tem tido um grande efeito sobre muita gente.
 
Muitos de nós andamos preocupados com pensamentos que nada tem a ver com nosso ambiente presente. Nos preocupamos, repensamos, nos atormentamos, planejamos, traçamos estratégias, imaginamos, invocamos, inventamos, tramamos, formulamos, projetamos e modificamos enquanto andamos. Quando começar a prestar atenção você observará coisas que não notara antes, inclusive a cordialidade dos outros. O mundo não mudou, você é que demonstrou receptividade. Isso, pôr si só, pode lhe proporcionar o que há de melhor nos outros, dando-lhes coragem de falar com você.
 
Eis o modelo de como habitualmente funciona o processo:
 
 
·         Prestar atenção leva a
 
·         Mais consciência, que leva a
 
·         Mais Receptividade, que leva a
 
·         Mais Possibilidades, que levam a
 
·         Mais Conexões.
 
 
FOCO EXTERNO
 
 
Ao prestar atenção à linguagem corporal dos outros você não passa a fazer parte de um grande tribunal que pretende apurar um fato. Apenas começa a olhar para um guia que lhe diz o que significam diferentes gestos.
 
Pôr Exemplo, quando estamos nervosos porque vamos encontrar uma pessoa desconhecida, partes de nosso corpo podem ficar tensas, numa reação de defesa. Alem disso, um sentimento não exclui outros. No intervalo de alguns minutos muitas atitudes podem ser comunicadas pôr nossos vários gestos.
 
 
Atitudes comunicadas não verbalmente.
 
 
Ansiedade:
 
·         Não olhar para você
 
·         Limpar a garganta
 
·         Manusear irrequietamente objetos
 
·         Cobrir a boca com a mão
 
·         Dar puxões na roupa
 
·         Retinir objetos nos bolsos
 
·         Beliscar a orelha
 
·         Girar o anel no dedo
 
·         Suar
 
·         Dirigir sempre o olhar para a porta de saída
 
·         Dar um passo atrás
 
 
O comportamento ansioso denota desconforto. Sabemos disso. Mais difícil é decidir se o desconforto significa que a pessoa ansiosa quer se aproximar ou, ao contrário, se afastar.
 
Os dois motivos levam ao manuseio nervoso de objetos.
 
Eis alguns pontos chaves a serem pesquisados no início de um encontro quando você estiver diante de uma pessoa ansiosa:
 
Ela tenta manter a conversa animada?
 
Há freqüentes olhares de soslaio para você?
 
Apesar dos movimentos ansiosos, ela sorri?
 
 
Caso afirmativo, continue conversando e veja se ela não se acalma.
 
Pode estar havendo uma tentativa de aproximação, desajeitada mas mesmo assim uma tentativa. Tente quebrar o gelo.
 
 
Abertura para você:
 
·         Postura corporal aberta
 
·         Sorrindo
 
·         Freqüentes olhares de soslaio
 
 
Esses sinais de receptividade podem sugerir que a pessoa quer conhece-lo melhor. Continue a conversar, procurando um terreno comum. Sorria calorosamente.
 
 
Interesse em você:
 
·         Inclinar-se na sua direção
 
·         Encará-lo diretamente
 
·         Pender a cabeça
 
·         Sentar-se na beirada da cadeira
 
·         Gestos da mão no rosto
 
·         Sorrir
 
·         Arrumar a roupa
 
·         Umedecer os lábios
 
·         Brincar com o cabelo e com a roupa
 
·         Tirar um pedaço de linha do seu paletó
 
·         Tocá-lo brevemente
 
·         Bater o pé ao ritmo da música quando você passa
 
 
Defesa:
 
·         Braços cruzados no peito
 
·         Mãos fechadas
 
·         Apontando
 
 
A postura corporal defensiva é um artifício protetor, uma couraça emocional. Quando alguém a adota, mantenha a voz baixa e suave, usando um tom capaz de comunicar a ela que você não a agredirá.
 
 
Avaliação:
 
·         Gestos da mão no rosto
 
·         Acariciar o queixo
 
·         Pender a cabeça
 
·         Prender a haste dos óculos entre os dentes
 
·         Andar de um lado para outro
 
·         Levar a mão ao cavalete do nariz
 
·         Enviesar os olhos
 
 
Essa pessoa parece estar pendurada em suas palavras.
 
Alterna falas com a escuta ativa.
 
Quer ouvi-lo mais.
 
É provável que vá começar a lhe fazer perguntas.
 
 
Frustração:
 
·         Correr os dedos pêlos cabelos
 
·         Esfregar a nuca
 
·         Girar o anel no dedo
 
·         Apertar as mãos
 
·         Chutar objetos imaginários
 
 
Algo está definitivamente incomodando. 4 opções;
 
1.      Ofereça-lhe dois analgésicos
 
2.      Mostre-lhe que percebeu seu desconforto dizendo algo como: Você parece distraído
 
3.      Pergunte-lhe: Está tudo bem?
 
4.      Afaste-se.
 
 
Domínio de território:
 
·         Pés para cima
 
·         Apoiar-se no objeto
 
·         Mudar a posição das coisas na mesa
 
·         Inclinar-se sobre você
 
·         Mãos na nuca, inclinado para trás
 
 
 
 
TÉCNICAS DE AUDIÇÃO ATIVA
 
 
 
Dominar o código da boa conversa, é uma coisa que se consegue com treino, muito treino.
 
Não significa inventar coisas inteligentes para dizer, e sim aprender a essência da boa conversa: ESCUTAR! Isso mesmo. Uma pessoa que escuta nunca terá falta de assunto. Dois exemplos abaixo, o Bom entrevistador de Talk Show e o Psicoterapeuta.
 
 
O Entrevistador de Talk Show
 
O Bom: O convidado caminha para o palco e senta.
 
O bom entrevistador diz: É um prazer enorme tê-lo finalmente em meu programa. Diga-me, onde você andou escondido?
 
O convidado responde: Acabei de chegar de Paris.
 
O bom entrevistador dispara: Paris? U-La-Lá! E então?
 
 
O Mau: O convidado caminha pelo palco e senta.
 
O mau entrevistador pergunta: Diga-me o que você tem feito?
 
O convidado responde: Acabei de chegar de Paris?
 
O mau entrevistador mal o deixa terminar a frase: Paris? Você disse Paris? Já lhe contei o que me aconteceu em Paris certa vez quando jantava no Maxim's? Bem, eu estava sentado à mesa quando...
 
 
A diferença é evidente, um Bom entrevistador usa a resposta do convidado como uma oportunidade para demonstrar interesse.
 
Um Mau entrevistador usa o comentário do convidado como uma oportunidade para discorrer sobre seu assunto predileto: ele próprio.
 
O Bom entrevistador além de obter informações de um convidado o ajuda a se descontrair: faz o possível para que este se sinta confiante ouvindo-o atentamente e dando-lhe um bom retorno de tudo o que ele fala.
 
O que poderia ser mais genuíno que a aceitação demonstrada? Seu sincero desejo de ouvir e compreender deixa o entrevistado à vontade e logo depois seguro; e a segurança leva a generosas demonstrações de sentimento.
 
 
O Psicoterapeuta
 
 
É difícil demonstrar interesse continuamente, e embora não possamos fingir esse comportamento, podemos apreende-lo. A capacidade de escutar e se esforçar para ouvir o que é dito, assim como as mensagens que estão pôr trás do que é dito. Uma das melhores maneiras de manter alguém falando é usar as técnicas de audição ativa, que abrangem procedimentos específicos para manter a fala. Como ouvintes ativos ficamos intencionalmente envolvidos em cada distração e em cada mudança de rumo da conversa.
 
 
LINGUAGEM CORPORAL
 
 
Postura relaxada ,Olhar atento, gesticulação demonstrando interesse.
 
 
SINAIS VERBAIS
 
 
Consiste em oferecer encorajamentos mínimos a alguém que fala. Pôr exemplo, enquanto escuta, você pode murmurar “Hum, Sei, E então...”,  para encorajar o interlocutor a continuar, bem como para mostrar seu empenho em escutar ativamente.
 
Tais sinais dizem à pessoa que você quer continuar ouvindo-a, alem de afirmarem sua capacidade de se ligar aos sentimentos delas.
 
As mulheres tendem a fazer gestos verbais, os homens quase nunca.
 
 
PARÁFRASE
 
 
A capacidade de parafrasear pode estabelecer a comunicação e levar à confiança. É uma técnica verbal em que você repete o que a pessoa acabou de lhe dizer, mas com menos palavras. Ela recapitula o cerne da afirmação feita pôr alguém e envolve os pensamentos dele ou dela sem acrescentar novos pensamentos seus ou grandes interpretações.
 
Freqüentemente é difícil compreender o que outra pessoa quer dizer. A paráfrase deixa um amplo espaço para iluminação de um comentário porque em sua resposta você não tira conclusões apressadas. Simplesmente reflete de volta aquela pessoa o que pensa que ela acabou de falar e dá a ela a oportunidade de lhe dizer se você está no  mesmo comprimento de onda.
 
A paráfrase comunica a compreensão.
 
Considerando o quanto é bom sentir que alguém compreende o cerne de sua mensagem, você pode Ter uma idéia da importância da paráfrase.
 
 
Exemplos
 
Um: Assim, disse a essa pessoa que tinha certeza de que seria capaz de construir um aeroplano. Meu irmão e eu trabalhamos nele durante anos. Fizemos experiências com bicicletas aladas. Dia após dia planejamos e re-planejamos esse aeroplano.
 
Outro: (parafraseando) Vocês ficaram muito tempo desenvolvendo essas idéias.
 
 
Um: Exatamente! Passamos horas e horas observando pássaros planando. Agora queremos partir para algo maior. Acho que compreendemos conceitualmente o que faz alguma coisa ficar no céu.
 
Outro: (parafraseando) Parece que você está fazendo progressos.
 
 
Um: Progressos, não a perfeição, mas estamos a caminho.
 
Outro: (parafraseando) Pode acontecer a qualquer momento.
 
 
Um: Talvez até na próxima semana.
 
Outro: (mudando de assunto) Aliás, seu irmão é solteiro! Tenho uma amiga, Fulana, que dá um sentido novo para a palavra planar.
 
 
Outro exemplo:
 
 
Um: Hum... estou livre este fim de semana. Na última hora meus planos mudaram. Achei que ia trabalhar, mas agora parece que não vai ser preciso. Soube que há uma banda de salsa muito boa na cidade. Sei que você gosta de salsa, vi muitos discos em sua casa.
 
Outro: (com uma interpretação de baixo risco) Então você está propondo irmos juntos?
 
 
Um: Você é uma ótima companhia. É inteligente e divertida. Cada vez que saio com você me divirto mais. Na verdade não acho que tenha jamais me divertido antes de conhece-la.
 
Outro: Você está dominado pêlos meus inacreditáveis encantos.
 
 
O aprendizado da paráfrase e a integração desse recurso em seu repertório manterão a conversa fluindo. Seu flerte sentirá que você compreende, e a compreensão é uma ponte para construir um relacionamento.
 
 
EMPATIA
 
 
Empatia é a capacidade de se pôr no lugar de alguém e sentir o que ele ou ela está sentindo.
 
-          Não imagine como você se sentiria na situação dele, e sim imagine como ele se sente.
 
-          Não aconselhe, e sim ajude a baixar a ansiedade que ele sente pôr estar lhe revelando algo importante: comunique-lhe que você não tem nenhuma intenção de julgá-lo ou de lhe dizer o que fazer.
 
-          Não insista em eterno otimismo, e sim faça-o saber que ele pode exprimir à vontade seus sentimentos desagradáveis.
 
-          Não tire conclusões precipitadas. Verifique se você está assimilando as informações de um modo acurado. A empatia depende da percepção acurada da outra pessoa. Se estiver em dúvida, faça uma pergunta para esclarecer.
 
 
Treinamento da empatia
 
Se você encontra uma pessoa desconhecida que lhe agrada mas a conversa não deslancha, o que pode estar ocorrendo é falha na empatia. Para se certificar se isso é verdade, tente exercitar a empatia com um amigo. Sente-se defronte a ele e deixe-o contar-lhe uma história sobre si próprio que suscitou nele um sentimento forte. O caso pode se referir a algo que vem de muito longe, uma preocupação, um constrangimento, uma perturbação ou uma dor que aconteceu há bastante tempo. Pode até mesmo falar de um sentimento muito comum sobre o ridículo que é tentar um exercício de empatia.
 
Quando terminar, reserve um minuto para relacionar o sentimento dele a uma de suas próprias experiências, mesmo que o leve a cavar muito fundo em seu passado. Quando encontrar em si mesmo um sentimento semelhante ao que seu amigo exprimiu, concentre-se nele por um momento e depois fale sobre esse sentimento. Ao terminar, deixe que o amigo diga se os sentimentos realmente coincidiram. Tente de novo e troque os papéis. Outro modo de exercitar é o seguinte: em vez de pensar no passado para achar uma experiência semelhante, procure as palavras que resumiriam uma resposta empática. Como você pode responder ao que alguém lhe diz de um modo que permita a essa pessoa se sentir mais próxima de você do que antes?
 
 
ESCLARECIMENTO
 
 
Esclarecer significa saber quando fazer uma pergunta se você não tem certeza do que alguém quis dizer. Se seu flerte começa a divagar ou a deixa perdida em algum ponto, pergunte, não faça suposições. É possível esclarecer as coisas com perguntas como estas:
 
 
·          Você pode repetir? Acho que perdi um trecho da frase.
 
·          Acho que entendi o que você quis dizer. ( parafraseie o que acredita ter ouvido) É isso mesmo?
 
 
Com o esclarecimento você pode verificar suas percepções e evitar interpretações incorretas.
 
Essa é mais uma técnica que encoraja a outra pessoa a continuar falando, pois mostra que você está ouvindo com atenção e quer compreender.
 
Quando começar a experimentar as técnicas ativas de escuta, elas irão lhe parecer incômodas porque o levam a escutar de modos diferentes daqueles a que você está habituado.
 
Porque não exercitar com um amigo?
 
O revezamento de papéis e o fornecimento de desempenho mútuo é muito bom.
 
Muitos problemas de comunicação surgem de suposições e mal entendidos sobre o que alguém queria fazer. A paráfrase e o esclarecimento são ferramentas que evitam suposições equivocadas.
 
 
OUTROS TRUNFOS PARA A CONVERSA
 
Uma das situações mais temidas de um encontro é o grande silêncio. O momento em que nenhum dos dois ocorre qualquer assunto e ambos ficam oprimidos pela consciência do silêncio.
 
A seguir algumas técnicas para acabar com essa dificuldade, bem como dicas para evitar distrações e mudanças de assunto durante a conversa.
 
 
Resolva o grande silêncio erguendo uma ponte
 
O início do grande silêncio, é também o começo da ansiedade.
 
Não entre em pânico. Os grandes silêncios podem ser resolvidos de um modo muito fácil.
 
A razão pela qual as pessoas não o fazem é que elas acreditam equivocadamente ser necessário descobrir sempre assuntos fascinantes. Isso não é verdade. Erguer uma ponte é a solução perfeita para o grande silêncio. Com ela você volta a algo que já foi discutido em vez de procurar assunto novo.
 
Retorne a algum assunto sobre o qual a pessoa já demonstrou Ter algum interesse. Um comentário que não se feche em si mesmo e volte a um tema de que seu amigo gosta pode levá-los para novas direções. Simplesmente guarde  a palavra na cabeça e erga uma ponte que ligue um assunto anterior à discussão atual.
 
 
Resolva o grande silêncio identificando-o
 
 
Não minimize a consciência do incômodo como um modo de acabar com ele; mantenha-a com uma disposição bem humorada. Se você não agir como se for traumático não será traumático.
 
A identificação verbal de um momento incômodo pode evitar que ele se transforme numa hora incômoda.
 
 
Evite distrações
 
 
Dê atenção ao seu interlocutor. Evite a qualquer custo as distrações.
 
 
Reveze
 
 
Lembre-se: um encontro não é uma entrevista ou uma sessão de terapia. Não se espera que você passe todo o tempo fazendo perguntas e refletindo sobre todas as respostas.
 
O revezamento é tão vital quanto uma boa audição.
 
Ao encorajar alguém a compartilhar algo, você não lhe presta nenhum favor, a menos que de sua parte haja igualmente uma partilha. Quando alguém conversa com você, ouça o que ele ou ela tem a lhe falar mas não retenha suas respostas. Em algum momento diga à outra pessoa que sabe o que ela quer dizer, pois já passou pôr uma experiência semelhante.
 
 
O RESTO DO MUNDO
 
 
É incorreto presumir que pôr você estar trabalhando para melhorar suas habilidades para a conversa  e perceber o momento de revezar, os outros também estão. Talvez seja preciso ajudar.
 
As pessoas podem monopolizar quando estão nervosas ou sentem a aproximação de um grande silêncio, e outras simplesmente falam demais.
 
Espere o momento de uma pausa , entre em cena e reveze.
 
Se for preciso diga com firmeza:
 
Quero comentar uma coisa.
 
Preciso interrompê-lo.
 
 
 
 
ELIMINANDO O TRAUMA DA CONVERSA
 
 
 
Visão Geral da Conversa Fiada
 
Reformulação da Conversa Fiada
 
Repense a conversa fiada como o primeiro passo no ritual de sondagem de uma pessoa desconhecida. É uma boa fonte de avaliação mental do outro.
 
A conversa fiada é orientada para o processo não para o conteúdo.
 
O assunto de que se fala é irrelevante, a mensagem que um manda para o outro é o que conta ( quero continuar conversando com você).
 
A conversa fiada é composta de perguntas e respostas sobre assuntos inofensivos como o tempo, quem se conhece, o que se come.
 
A Conversa Fiada lhe permite recuperar a Homeostase:
 
A Conversa Fiada lhe permite Sondar a Outra Pessoa:
 
A Conversa Fiada lhe permite sondar a si próprio:
 
A Conversa Fiada oferece uma pausa depois da confidência:
 
 
ISCA VERBAL
 
O objetivo é lançar iscas de conversa até achar algo que interesse a ambos.
 
·          Tente ativamente fisgar alguém lançando a linha muitas vezes.
 
·          Não espere sucesso imediato
 
·          Esteja preparado para pular de um assunto para outro completamente diferente até encontrar um campo comum
 
·          O campo comum pode ser desde Mozart até comida vegetariana
 
·          Evite conversa pesada sobre política, discussões religiosas e feridas do passado.
 
 
 
MAIS TÉCNICAS DE CONVERSA FIADA
 
Abaixo seguem algumas dicas para ciara um ambiente agradável.
 
 
Cumprimentos
 
“Oi” pode parecer breve demais, como se você estivesse prestes a ir embora.
 
“Olá” permanece, dá a impressão de que você planeja ficar e continuar a conversar, o olá passa a impressão que você tem tempo para ouvir.
 
 
Identifique-se primeiro
 
Diga seu nome e pergunte o do interlocutor.
 
Não pergunte o nome dele em primeiro lugar, poderá parecer invasivo.
 
Diga o seu mesmo que já o tenha encontrado de passagem, ele pode Ter esquecido, e assim você evitará constrangimento a ambos.
 
 
O aperto de mãos
 
Faça um cumprimento ligeiramente mais longo que o necessário.
 
Nem pouca nem muita força.
 
 
Ofereça seu telefone em 1.º lugar
 
Primeiro ofereça o seu número.
 
 
Faça uma contra-oferta
 
Quando ocorrer um convite prematuro, faça uma contra oferta, algo que você possa fazer.
 
 
Para os homens-enquadre-se
 
Apresente-se como uma pessoa decente. Ofereça informações que logo o qualifiquem como seguro. Diga onde trabalha, onde faz esporte, onde encontra os amigos...
 
 
Comentário sobre o aqui e agora
 
“Você parece estar de bom humor”
 
“Você parece ter tido um dia difícil”
 
“Você ri fácil. Isso é ótimo”
 
Observe alguma coisa sobre como a pessoa reage ao mundo, e faça-a saber que você está atento a ela. Use observações moderadas. De vez em quando as frases podem incluir um comentário ligeiro sobre o ambiente.
 
“sempre servem os mesmos salgadinhos, mas nunca vi uma única pessoa comendo-os. Será que estamos pôr fora de alguma coisa?”
 
“Adoro esses quadros. O dono da casa tem muito bom gosto. Aquele parece conhecido. Você sabe quem é o pintor?”
 
 
Faça um elogio
 
Faça um elogio pessoal, deixe claro que você está pensando na pessoa não em sua roupa. Diga que a roupa esta bonita na pessoa, não que linda roupa.
 
Não utilize elogios comparativos, isso desviará a atenção.
 
Em vez de “você é o melhor dançarino do salão ” use  “Adoro dançar com você”
 
 
Receba um elogio
 
Quando receber um elogio, não desestimule a pessoa, desqualificando o objeto do elogio. Simplesmente lhe diga “ Obrigado pelo elogio”.
 
 
Procure um nível de entrada
 
Significa o lugar onde você pode intervir e transformar uma frase ou resposta em conversa.
 
Qualquer coisa que possa estabelecer uma ligação, uma região geográfica, um evento, algum lugar específico, algo que gere uma abertura e que seja possível encaminhar a conversa para lá.
 
 
Faça-o rir
 
Nada liga tanto as pessoas quanto o riso.
 
Não conte piadas agressivas, depreciativas ou sujas.
 
Uma combinação de técnicas de conversa fiada, isca verbal e escuta ativa irá ajudá-lo a iniciar uma conversa e mante-la animada.
 
A vida será mais fácil se você estiver ciente de algumas considerações abaixo.
 
 
ESPECIFICIDADES DE CADA SEXO E ESTORVOS NA FALA
 
SURPRESA, SURPRESA: SOMOS DIFERENTES
 
Explicação baseada na especificidade dos sentimentos masculino e feminino
 
 
1    A realidade de cada pessoa é a dela própria.
 
2    A conversa opera do mesmo modo.
 
3        Cada pessoa ouve dentro de sua própria estrutura de referência.
 
 
 
O reconhecimento de perspectivas femininas e masculinas ocorrem depois dos estágios iniciais de um relacionamento, num contexto posterior ao dos primeiros contatos, e geralmente indicam os elementos de confusão que podem atuar desde os primeiros contatos.
 
 
 
 
CONSTRUÇÃO DO RELACIONAMENTO
 
 
 
INTERAÇÃO X QUÍMICA
 
 
Ambas são palavras que se confundem e com as quais convivemos a todo o tempo.
 
A química tal qual um terremoto interior, é aquela sensação indescritível que sentimos por alguém, origina-se na raiz do subconsciente, na genética, ONDE O TODO É MAIOR QUE A SOMA DAS PARTES.
 
A química nos leva a paixão, mas necessariamente não faz o amor funcionar.
 
Ela nos leva a ausência de controle, e é nisso que reside o prazer e a dor que causa.
 
Ela não distingue sinais que dizem romance à vista de sinais que dizem perigo à vista.
 
Ela necessariamente não acontece sempre à primeira vista, muitas vezes ocorre depois de dias, meses e até mesmo anos de conhecimento mútuo.
 
 
A interação já faz parte de um estado de harmonia construído nas bases da nutrição e confiança. Normalmente depois que demonstramos capacidade de correr riscos e nos revelarmos mutuamente.
 
 
AJUSTAMENTO
 
Diferenças culturais
 
O conhecimento de diferença culturais, traz uma nova ótica sobre pontos de vistas constrangedores e aparentemente chocantes. Na maioria das vezes, certas normas de conduta usuais e corriqueiras numa determinada cultura, uma vez entendidas se tornam facilmente aceitáveis.
 
 
Espelhamento
 
Refletir para uma pessoa a postura corporal dela contribui para deixá-la à vontade.
 
O bom senso é fazer a diferença entre espelhamento e mímica.
 
O objetivo é estabelecer um equilíbrio harmonioso das partes do corpo.
 
Se ela cruza a perna direita, cruze a esquerda, se ela se inclina para a frente, incline-se um pouco menos também, se a postura dela é aberta sem braços e pernas cruzados, mostre-se relaxado também.
 
 
Simetria simples
 
 
Encorajar o que parece termos em comum bem como o que nos é antipático, é a definição de simetria simples. O compartilhamento mútuo promove a ligação entre as pessoas.
 
 
Simetria avançada
 
 
O objetivo aqui já o compromisso, ultrapassadas as fazes iniciais de comuns acordos, vislumbra-se no horizonte a significação e o pertencimento de um em relação ao outro.
 
O denominador comum neste caso é  tempo, e a coragem de ir em frente.
 
 
Relacionamentos complementares
 
 
Depois de algum tempo juntos, surge a evidência de que pode-se ser mais eficientes como casal do que quando somente como indivíduos, quando desponta a necessidade de satisfazer certas complementaridades, e o pertencer um ao outro de torna evidente.
 
 
Equilíbrio
 
 
Este surge diretamente proporcional ao grau de exposição que cada um faz de sua vida ao outro, manter um nível razoável de igualdade na informação compartilhada, será de fundamental importância na manutenção do equilíbrio no relacionamento. Nem expor-se demais, nem de menos.
 
 
 
Manutenção da personalidade
 
 
Aqui se trata de manter opiniões, desejos e necessidades próprias muito bem definidos e apresentados com singular humildade, permanecendo-se fiel a si próprio sem o receio de se tornar antipático, tampouco simpático demais.
 
 
Negociação e compromisso
 
Todos que conhecemos tem 80% de ouro e 20% de lixo. Procure os 20% que se pode tolerar.
 
 
Frases “Onde estou
 
·          “Que engraçado! Ou
 
·          Esta conversa está tão gostosa,  ou
 
·          Você é cuidadoso e eu gosto disso, ou
 
·          Sinto que você compreende
 
 
 
Processo
 
·          Não tente convencer as pessoas depois de 20 minutos de conversa
 
·          Não julgue que um comportamento seja o reflexo fiel da pessoa
 
·          Não tente enquadrar alguém no baú de relacionamentos que você já teve no passado
 
·          Não veja uma peçinha do quebra cabeça e fique pensando que já sabe qual vai ser a figura final.
 
 
Finalmente levante-se e vá à LUTA, que por hora você já está com munição demais.
 


Todos os direitos reservados
JCMacedo
Consultoria Empresarial
BLOG
Santos - SP - Brasil
+55 13 98157-3537
jcmacedo@jcmacedoconsultoria.com.br
BLOG
JCMacedo
Voltar para o conteúdo