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PORQUE os SALÔES de BELEZA QUEBRAM?

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Publicado por JCM em Estratégia e Gestão · 26 Abril 2020
                 O que leva um salão de beleza à falência? Pela minha experiência como consultor e pelas minhas observações ao longo de minha carreira profissional, essa pergunta dificilmente recebe uma resposta exata. Experimente indagar a um cabeleireiro ou empresário frustrado do ramo da beleza qual o motivo de sua ruína.
 
Você ouvirá um discurso interminável e , ao final, estará com a cabeça mais confusa do que nunca. Pois então por que os salões quebram? Porque muitos cabeleireiros ou empresário da beleza começam um negócio e em pouco tempo estão fechando ou passando por severas dificuldades?
 
Na maioria das vezes que um salão de beleza recorre a um consultor externo, pois sentiu necessidade de ajuda, é porque após ter passado por diversas dificuldades e ter feito várias ações sozinho, na tentativa de reavivar o salão, acaba ficando cada vez pior e o sinal de alerta geralmente é a falta de recursos financeiros ou mesmo uma alarmante dívida que não para de crescer e sufoca cada vez mais.
 
Hoje em dia, tenho visto várias pessoas iniciar um salão de beleza porque recebeu uma indenização quando saiu de seu emprego e quer investir em algo porque não quer ser empregado novamente. Cabeleireiros que após um bom período como empregado e que tenham adquirido experiência em sua profissão no momento seguinte a ter inaugurado o seu salão para prestar os serviços, não saber vender, controlar, pagar, receber, lidar com situações fiscais, de mercado e muito menos ter experiência para lidar com as adversidades quando estas começarem.
 
Muitas vezes, estavam ganhando até mais como empregado. Em outras palavras, conhecer bem a profissão de cabeleireiro e muito diferente do que administrar o próprio salão.
 

OS SETE PECADOS CAPITAIS

 
1. Querer entrar no mercado sem conhecimento sobre funcionamento, legislação, contratação, administração da equipe e pouca preocupação com o cliente.
 
Você está contratando uma consultoria de valor, terá as instruções necessárias a boa implantação de seu salão de beleza.

 
2. Encarar a vida de empresário da beleza como um hobby e dedicar-lhe apenas a hora vaga . Estar pela manhã e retornar somente no final do dia.

 
3. Localização do ponto e aluguel. Estima-se em 10% do faturamento o valor máximo do aluguel.
 
4. Estoques, o calcanhar-de-aquiles . Nao saber administrar produtos, não evitar o desperdício. Atualmente manter um pequeno estoque é uma tendência cada vez maior.

 
5. Investimento incompatível e falta de capital de giro, por exemplo, o tempo de retorno é superior a um ano e meio anos. Tem que haver uma capitalização que permita que o salão opere no vermelho por algum tempo, normalmente nos seis primeiros meses.

 
6. Não controlar despesas, e não gerenciar o fluxo de caixa.

 
7. Não formalizar a relação com os colaboradores. Vulnerável a reclamação trabalhista.
 

PARA NÃO FRACASSAR
 
Se você já atuou no ramo de Salão de Beleza, como empresário ou como empregado, não pense que sabe tudo. Visite o maior número possível de salões, converse com os proprietários e cabeleireiros, troque idéias, confira as diferentes percepções sobre o mercado, sobre dificuldades, etc...
 
É normal pensar que fazer amizades ou interagir com cabeleireiros é difícil, pois estes não darão informações sobre as características do negócio para um futuro concorrente. Não é verdade!
 
As pessoas gostam de trocar idéias e falar das dificuldades, basta ser franco na conversa, se apresentando e explicando sua situação. Para começar, busque salões em bairros distantes ou até mesmo cidades vizinhas, pois assim ninguém se sentirá ameaçado. Estar aberto a críticas e, principalmente, a sugestões construtivas.
 
 
 
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Divisão Salões de Beleza – Gestão Financeira


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