O Estilo do Consultor - BLOG

BLOG
JCMacedo Consultoria Empresarial
DESIGN
BLOG
Ir para o conteúdo

O NEGÓCIO SALÃO de BELEZA

BLOG
Publicado por JCM em Operações e Tecnologia · 26 Abril 2020
                   O negócio de salão de beleza oferece serviços dirigidos à estética capilar, higiene, estética e embelezamento das mãos e pés, depilação, estética das sobrancelhas e cílios, maquiagem facial, podendo agregar outros serviços da estética facial. É um negócio que exige desempenho profissional de alto nível e sintonizado com as tendências definidas pelos padrões mundiais, uma vez que a facilidade de comunicação quebrou definitivamente as barreiras regionais. Cursos profissionalizantes, de nível técnico ou superior, surgem a cada dia, criando novos padrões de desempenho e especializando os serviços. Alguns serviços típicos dos salões de beleza:
Para os cabelos
Alongamento
CauterizaçãoCorte
Escova
Escova definitiva
HidrataçãoLavagem do cabelo
Mechas
Penteado
Permanente
Tintura
Tonalizante
Reflexo
Relaxamento
Para os pés e mãos
Cutilação
Aplicação de esmalte
Tratamento de fungo
Esfoliação
Polimento
Aplicação e manutenção de unhas de porcelana
Depilação
Estética de sobrancelha e cílios
Maquiagem
Pequenos tratamentos de pele
 
Mercado
É um mercado que apresenta uma certa maturidade, porém, ainda oferece enorme espaço para profissionalização e melhoria da qualidade, tanto dos serviços prestados, quanto do atendimento pessoal ao cliente.
Existe uma grande quantidade de salões de beleza que trabalha de forma precária, em instalações inadequadas, com profissionais mal preparados e sem conhecimentos mínimos sobre a melhor forma de administrar um pequeno negócio.
Grandes empreendimentos vêm surgindo nessa área, com competência técnica para prestar serviços de qualidade e com tratamento diferenciado ao cliente. Já existem hoje salões de beleza que ocupam mais de 1.800 metros quadrados de área nobre em espaços de grande circulação de pessoas.
Porém, há muito espaço para novos negócios, desde que, estejam comprometidos com a inovação, prestem serviços de qualidade, cobrem preços razoáveis e compatíveis com a média da região, ouçam seus clientes e adaptem seus serviços às características e expectativas da clientela e dos potencias clientes.
Dessa forma, o novo empreendedor poderá ter sucesso e fidelizar uma boa clientela para a manutenção do seu negócio.
É um mercado estável, não sofre de crises sazonais e está embalado pela crescente adesão do gênero masculino a serviços desse setor. A estabilidade econômica e a manutenção dos padrões de renda da população indicam um cenário promissor.

 
Localização
Uma boa localização é aquela que favorece o acesso das pessoas, com o menor grau possível de dificuldade.
Um salão de beleza deverá estar instalado próximo ao local de residência do público-alvo, ou em locais de grande freqüência de público como em Shopping ou outros locais de grande fluxo de pessoas, que favoreça o estacionamento de veículos e possua boas condições ambientais para uma permanência agradável da clientela.
Bairros populosos e proximidades de condomínios, são locais bastante adequados para a instalação de um salão de beleza.

 
Estrutura
A área destinada ao Salão de Beleza vai variar de acordo com o conjunto de serviços a serem ofertados e a quantidade de profissionais que serão contratados.
A estrutura básica deve contar com um conjunto de salas ou ambientes delimitados e preparados para cada tipo de atendimento ou serviço. Sugere-se:

Recepção – Deve ter um balcão de atendimento com equipamentos de informática que possibilitem o cadastramento dos clientes e o controle dos serviços realizados. Pode contar com o serviço de CAIXA no mesmo local. Deve ter telefone para atendimento e contatos diversos.

Sala de espera – Deve oferecer comodidade aos clientes e preferencialmente, dispor de água, cafezinho, revistas atualizadas,
jornais, televisão e musica ambiente.

Salas de atendimento – Devem ter tamanho suficiente para acomodar os móveis e equipamentos necessários a cada tipo de serviço. Pode-se utilizar biombos para dividir espaços maiores e criar áreas privativas para o atendimento individual, dando privacidade e conforto aos clientes. A iluminação do ambiente deve ser serena e agradável, proporcionando tranqüilidade tanto aos clientes quanto aos empregados. Da mesma forma, a cor das paredes e do piso deve ser discreta. O ambiente deve ser arejado e a temperatura agradável, se necessário, instalar aparelhos condicionadores de ar.

Banheiros – Devem estar próximos das áreas de atendimento e serem suficientes para o fluxo de pessoas que freqüenta o Salão de Beleza.

Estacionamento - É muito importante que haja espaço para estacionamento, ou convênio com estacionamentos próximos, o que pode traduzir-se em diferencial favorável ao negócio.

 
Canais de distribuição
Os serviços são prestados nas instalações do Salão de Beleza. Em algumas situações os clientes poderão ser atendidos em outros locais, como: em domicílio e/ou nos intervalos de trabalho de outras empresas, desde que avaliado e negociado previamente.




Todos os direitos reservados
JCMacedo
Consultoria Empresarial
BLOG
Santos - SP - Brasil
+55 13 98157-3537
jcmacedo@jcmacedoconsultoria.com.br
BLOG
JCMacedo
Voltar para o conteúdo