O Estilo do Consultor - BLOG

BLOG
JCMacedo Consultoria Empresarial
DESIGN
BLOG
Ir para o conteúdo

O Estilo do Consultor

BLOG
Publicado por JCM em Sobre a Consultoria · 17 Outubro 2021


A águia não é o melhor símbolo de liderança. Entenda porque os gansos são os melhores exemplos de liderança, embora a águia pareça mais bonita e interessante.
A águia sempre foi usada como referência em liderança. Talvez o motivo seja pelas suas várias competências, todavia  não dispõe do ingrediente mais importante de um líder. Vamos discutir isso;
A águia é caçadora, não espera que as coisas aconteçam, mas age e busca seus recursos fundamentais todos os dias. Devido à sua visão de longo alcance, ela consegue se programar com eficiência para o ataque e conseguir o resultado desejado.
A águia não se limita ao médio voo, mas decola e se mantém acima da maioria das aves. Esse comportamento revela sua coragem e verdadeira resistência.
Sem dúvida, por todas essas características e muitas outras, a águia é uma fonte de inspiração e beleza..
Esta ave diz muito a respeito de autossuficiência, é imponente e extremamente independente. No entanto, pergunto: quantos liderados a águia têm?
Embora exista uma independência muito grande por parte da águia, esse fator por si só não pode colocá-la como referência em liderança. Para tal, seria adequado que esse pássaro fosse interdependente, ou seja, que tivesse liderados.
Um exemplo verdadeiro de liderança são os gansos
Eles voam sempre juntos e em formato “V” para que o primeiro crie uma zona de menor resistência do ar para os demais – e, assim, vão se revezando durante os longos trajetos percorridos. Quando um membro da equipe está ferido ou doente, outro ganso pousa junto deste e permanece com ele até que ambos possam retornar juntos ao bando.
Mas alguém poderia enfatizar que “Gansos não voam tão alto quanto às águias!”. Quão divertido é fazer um voo solo sem a presença constante daqueles que mais amamos?
A vida de um líder não é abnegada, isolada ou afastada dos liderados; pelo contrário, está sempre repleta da presença de pessoas importantes, que o ajudam a diminuir a resistência, os obstáculos, do dia a dia.
É interessante observar que a maior parte das virtudes das águias é de origem genética, como suas longas asas e seus olhos dotados de foco em longas distâncias. Quando ela resolve ter resiliência, é em benefício próprio. A águia constrói sua família, mas não interage muito com as demais.
Gansos não têm os talentos genéticos das águias, assim como o talento da liderança também não está descrito no DNA. Eles escolhem viver bem e em harmonia com os demais porque amam estar juntos. Independentemente da altura, seu propósito é estar junto.
Não pense apenas “eu”, mas “nós”
Líderes sabem que conseguem crescer sozinhos até um patamar. Quando o propósito é nobre, os liderados surgem para contribuir, mas somente irão seguir aquele que demonstra, por ações, que vive o pronome “nós” e não somente o “EU”.
Ao pensar em auto liderança ou independência, lembre-se da águia! Ao pensar em liderança ou interdependência, lembre-se dos gansos! Que tal? Faz sentido?
O verdadeiro consultor é BIPOLAR...ele tem as características da ÀGUIA e Trata de AGIR como os GANSOS.


Todos os direitos reservados
JCMacedo
Consultoria Empresarial
BLOG
Santos - SP - Brasil
+55 13 98157-3537
jcmacedo@jcmacedoconsultoria.com.br
BLOG
JCMacedo
Voltar para o conteúdo