O Estilo do Consultor - BLOG

BLOG
JCMacedo Consultoria Empresarial
DESIGN
BLOG
Ir para o conteúdo

FATURAMENTO e LUCRO...uma diferença fundamental nas empresas

BLOG
Publicado por JCM em Estratégia e Gestão · 26 Abril 2020
Faturamento
 
Podemos compreender como faturamento termos mais técnicos, receita bruta, a soma de todos os valores arrecadados por uma empresa pela realização de sua atividade comercial. Seja vendendo bens ou prestando serviços a terceiros.

 
Importância deste conceito
 
Saber o faturamento de uma empresa é importante, pois este valor servirá como base para o cálculo do montante a ser pago ao Governo em impostos como PIS, COFINS e ICMS, por exemplo. Além disso, este valor também deverá ser utilizado pela empresa — juntamente com os valores de lucro bruto e líquido, que serão explicados abaixo — no cálculo de indicadores de lucratividade, como margem bruta e margem líquida. Por sua vez, fornecerão números em forma de valor percentual, que dirão a respeito do ganho que a empresa consegue gerar em relação ao trabalho por ela desenvolvido.
 

Lucro: líquido e bruto
 
Para explicar este termo de forma clara, precisaremos dividi-lo em outros dois: lucro bruto e lucro líquido. Além disso, também precisamos compreender mais alguns termos básicos, como custo fixo e custo variável.
 
O custo fixo se trata de uma despesa que seu valor não dependerá da quantidade de bens produzidos ou de serviços prestados por ela. O aluguel, por exemplo, é um custo fixo de uma empresa, mas não porque ela tem de pagá-lo todos os meses e sim porque, independente do fato desta corporação estar operando ou não, este gasto existirá.
 
O custo variável se trata de todas as despesas que variam de acordo com a quantidade de serviços prestados ou de bens produzidos por uma empresa. Podemos exemplificar dizendo que custo variável é tudo que vai com o produto quando uma venda é realizada. Deste modo, em uma pizzaria, por exemplo, tratam-se de custos variáveis, a massa, os ingredientes da pizza, a embalagem, a entrega da pizza quando delivery.
 

Lucro
 
Por fim, o lucro bruto de uma empresa pode ser acrescentado a equação de Resultado Operacional da atividade, assim o fazendo, se obtém a quantidade a ser comercializada, no preço pretendido e observando os custos fixos e variáveis do negócio.
 

Importância destes conceitos
 
As definições de CUSTOS –DESPESAS – LUCRO – FATURAMENTO são indispensáveis ao correto gerenciamento da atividade empresarial.
 
A melhor maneira de  explicitar é resumindo os conceitos.
 
Custo Fixos – são todas as contas a pagar assumidas esteja o negócio em atividade  ou não.
 
Custo Variável – são todas as contas a pagar de insumos dos produtos e ou serviços.
 
Lucro – objetivo principal de toda atividade empresarial. É o resultado da diferença entre o faturamento menos o custo fixo e o custo variável.
 
Faturamento – se apresenta como a receita da empresa, resultado de suas vendas, o que recebe de seus clientes.
 

Diferença entre os dois
 
Por fim, para apontar a diferença entre lucro e faturamento da forma mais clara e objetiva possível, é a razão entre o fracasso e o sucesso de qualquer atividade empresarial.


Todos os direitos reservados
JCMacedo
Consultoria Empresarial
BLOG
Santos - SP - Brasil
+55 13 98157-3537
jcmacedo@jcmacedoconsultoria.com.br
BLOG
JCMacedo
Voltar para o conteúdo