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COMO OBTER O EMPREGO QUE DESEJA

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Publicado por JCM em Motivacional · 5 Junho 2020
COMO  OBTER  O  EMPREGO  QUE  DESEJA

 
           O problema da procura de uma colocação que se enquadre dentro das aspirações profissionais e salariais de um profissional, é provavelmente o fator de maior influência na atitude que tomará diante da profissão. Se você ainda está dando os primeiros passos na carreira ou se já está tentando uma recolocação, leia com atenção este artigo e procure assimilar o conceito que vou descrever a seguir: A teoria dos 3 B.
 
            Inicialmente vamos excluir os casos em que, laços familiares, indicações de amigos ou comissões de emprego, ou ainda a procura direta por parte de firmas interessadas propiciam a obtenção de uma colocação, o que nos resta é empreendermos uma campanha pessoal, em causa própria, que em muito se assemelha, em todas as suas etapas, a uma verdadeira campanha de vendas. Onde o artigo a ser ofertado a mercado agora é você. Aqui é que entra a teoria dos 3 B.
 
O Bom, o Bonito e o Barato.
 
             Quando você procura uma colocação, nada mais está fazendo do que tentando vender seus serviços, ou seja, um conjunto de conhecimentos adquiridos e qualidades pessoais, a um comprador interessado. Assim como qualquer esforço de vendas de um produto ou serviço de bens de consumo ou industriais, esta venda particular deve ser precedida de uma campanha que exige um planejamento prévio, o contato com o cliente e a tentativa final de colocação do produto.
 
              Antes de mais nada, o intervalo existente entre uma recolocação ou uma colocação inicial, não devem ser considerados por você, de maneira alguma como um período de férias forçadas, esta atitude, alem de representar ineficiência em sua organização mental, tem efeito negativo sem seu moral. Procure dedicar o mesmo período de tempo de sua colocação anterior, ao planejamento geral e nas entrevistas para a obtenção de uma colocação digna e adequada, pois estará, antes de mais nada, trabalhando para si próprio e não para um empregador.
 
 
Planejando a Campanha
 
              Quase qualquer produto ou serviço que é oferecido a um comprador em potencial, é acompanhado por material promocional, que, além do vendedor treinado, deve atuar junto ao cliente, mostrando-lhes as vantagens decorrentes da aquisição de determinado produto ou contratação de determinado serviço. Assim, também  você deve preparar o seu material de divulgação que, junto ao empregador em potencial, elucide QUEM É e que potencial reúne para se tornar útil à empresa visada. Ao empregador não cabe a função de distribuir empregos, mas sim, a contratação do elemento humano necessário para assegurar o progresso e a obtenção de lucros em sua organização.
 
 
Explicando o Produto
 
              O eixo de qualquer campanha de obtenção de uma colocação, é sem dúvida, a elaboração do material que explicará o produto que se quer oferecer.
 
              O nome desta peça publicitária é CURRICULUM VITAE. Deste material deve constar um relato completo das atividades escolares, sua experiência profissional e seus conhecimentos específicos, bem como seus dados pessoais.
 
              O currículo deve apresentar respostas à maioria das perguntas preliminares do departamento de relações humanas das empresas, como roteiro, basicamente tenha em mente os seguintes tópicos antes de iniciar a elaboração do currículo.
 
·          O que sabe manejar em matéria de instrumentos científicos, maquinas de calcular, maquinas operatrizes, computadores.
 
·          O que fez que merecesse elogios, nos trabalhos práticos, nos estágios, e mesmo nos cursos que completou.
 
·          O que já fez com algum êxito?
 
·          Que cargos ocupou?
 
·          Que idiomas conhece?
 
·          O que gosta realmente de fazer no terreno profissional?
 
·          O que não gosta de fazer no terreno profissional?
 
               Raramente mesmo em firmas de recrutamento, os responsáveis tem uma idéia exata do que você aprendeu, onde e como seu passado profissional será útil dentro da organização, quer pela constante modificação e atualização nas especialidades e currículos universitários.
 
              Um resumo feito por você ou pelo profissional que você contratou para elaborar seu Currículo, feito de maneira clara e direta, destituído de pretensas complexidades, será a melhor especificação do produto que se deseja oferecer, o próprio portador do Currículo, VOCE.
 
              A resposta a estas perguntas preliminares, cria em você um posicionamento pessoal que quantifica e qualifica sua posição no momento atual. Agora que está claro onde você está.
 
 
Procurando o Mercado
 
 
               Vamos preparar para onde você vai.
 
               Deve-se dedicar algum tempo no estudo e avaliação do mercado de trabalho. Anúncios de jornais, contatos com conhecidos, consultas às listas classificadas, ajudarão o candidato a traçar o caminho que levará ao lugar certo, que necessita em princípio, do concurso de um ou mais profissionais com as qualificações que possui.
 
              Uma vez detectada a possibilidade, a entrevista é a oportunidade que se oferecem na maioria dos casos, apenas uma vez, para que seja garantida a você a apresentação de sua pessoa e suas qualificações diante do empregador ou representante deste. Esta oportunidade muitas vezes é única e deve ser aproveitada ao máximo, de nada adiantando uma justificativa posterior, de que o empregador não criou um ambiente favorável à apresentação ou quaisquer outras alegações possíveis.
 
             A ausência de prevenções ou pretensões exageradas durante a entrevista será o fator que fará com que seja possível a adoção de uma atitude imparcial diante do entrevistador.
 
              Deve-se preparar cuidadosamente esta entrevista, para que nenhum detalhe importante que ajudaria a implantação da imagem do candid
ato como o profissional desejado e como a pessoa que eventualmente estão procurando seja esquecido.
 
             Deve-se lembrar que qualquer contato pessoal supera de longe a melhor carta  ou telefonema mais bem estudado. É a sua oportunidade de apresentar o produto.
 
 
Preparando a Conversa de Vendas
 
              Além da elaboração do Curriculum Vitae, a preparação do produto para apresentação durante a entrevista é de suma importância. Deve-se quase que antecipar certas perguntas que serão feitas pelo entrevistador. Mesmo sua apresentação pessoal que preparou deve ser de seu conhecimento, pois é muito provável que o entrevistador ao invés de meramente de dedicar a leitura do Curriculum Vitae, lhe pergunte detalhes que fazem parte do mesmo.
 
             Nunca é demais conhecer a firma, suas origens, seus produtos, seus concorrentes e a natureza de seus negócios, adquira as informações antes da entrevista. A impressão causada junto ao entrevistador, pelo seu conhecimento de certos detalhes da operação da empresa, só poderá surtir resultados favoráveis. Mostra que o candidato teve o trabalho de se preparar para obter uma posição dentro dos quadros da firma. Muitas vezes a apresentação de uma idéia, sem se importar se será aceita ou não, atesta a capacidade de imaginação do candidato, distinguindo-o de muitos outros candidatos à colocação. A regra é uma só, mantenha a palavra com você, o máximo de tempo possível sem ser redundante nem coloquialmente chato no assunto, você consegue isso, alternando a conversa entre assuntos.
 
 
Fazendo a Venda
 
 
             Chegamos a parte crucial do processo de obtenção de uma colocação, todo o trabalho gasto na elaboração do Curriculum Vitae, estudo da firma, natureza de seus negócios, e outras informações constituem, a esta alturas dos acontecimentos o pano de fundo para a apresentação final do produto. A entrevista bem sucedida é o coroamento de todos estes esforços. A primeira entrevista, deve ser considerada como a última, deve decorrer em um clima da mais absoluta franqueza, pois o candidato não estará pedindo um emprego, estará demonstrando o quão útil poderá ser para a firma, colocando todo o seu treinamento e qualidades pessoais a serviço da organização. Não deve, portanto, em hipótese alguma, assumir a posição de quem está pedindo algo, mesmo porque, apesar de toda a preparação preliminar, pode-se chegar a conclusão de se estar oferecendo o produto a quem não pode adquiri-lo, uma vez que você chega a conclusão que as condições profissionais e salariais não lhe convém ou que eventualmente a firma não quer adquirir o produto.
 
              No caso do processo de contratação lhe encaminhar para uma Segunda entrevista, não deve esquecer nenhum dos detalhes para os quais se preparou com tanto esmero e, deve analisar cuidadosamente sua atuação para que não repita os eventuais erros e omissões já cometidos. Quanto a parte salarial, que deve ficar para o fim de qualquer entrevista, evite o menosprezo bem como as exigências destituídas de qualquer base tendo em vista o mercado de empregos vigente para sua especialidade e função, estes valores atualizados você encontra nos cadernos de empregos dos jornais de grande circulação e nos contatos com colegas que se acham empregados.
 
 
A teoria dos 3B, inicialmente pode chocar as mentes menos preparadas, entretanto o acima exposto tem por objetivo primordial criar um novo posicionamento daquele que procura uma colocação no mercado de trabalho, propiciando assim um atitude afirmativa e de liderança positiva de si  mesmo, numa situação mais sadia e adequada, do que, simplesmente se colocar à mercê de procuras eventuais do empregador, através de anúncios, agências de recrutamento ou indicação de antigos colegas. Apresente ao mercado seu mais novo produto, VOCÊ.

JCM


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