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APROXIMAÇÃO & RELACIONAMENTO

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Publicado por JCM em Estratégia e Gestão · 19 Março 2021
         
APROXIMAÇÃO E RELACIONAMENTO
  
 
 
         
"Na   boca de quem não presta,
  quem é bom não tem valia."

  Chico Anísio
  
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  RESUMO:
  "O que sua empresa precisa fazer com os seus clientes e clientes   potenciais resume-se a duas atividades básicas:
  - aproximar-se e
  - manter um relacionamento comercial.
  Sua empresa faz isso de forma eficaz e efetiva?"

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  Como sabemos o bem mais precioso que a sua empresa tem é a   predisposição que os seus clientes e clientes potenciais têm de comprar e   repetir as compras em sua empresa.
  
Essa predisposição de comprar e repetir as compras   (ou não comprar nem repetir as compras) foi construída nos pontos de contato   que sua empresa estabeleceu, ao longo de todas as interações com cada   cliente, ao longo do tempo.
  
Nos pontos de contato só há dois processos   possíveis, auto-excludentes, embora seqüenciais e complementares:
  
1º) sua empresa faz uma aproximação com um cliente   potencial, buscando estabelecer contato para com o interesse de estabelecer   uma troca em que os dois lados saiam ganhando; ou
  
2º) sua empresa quer, após ter feito a aproximação, estabelecer umrelacionamento duradouro   com um cliente, objetivando manter relações de troca duradouras, que sejam   vantajosas para ambos os lados.
  
Perceba que em nossa vida pessoal, tanto afetiva   como em relacionamentos de amizade, não é nem um pouco diferente, uma   aproximação inicial seguida de em estudo de afinidade de ambos os lados para   verificação de afinidades.
  
E tanto nas relações comerciais, como nas   pessoais, a relação só prossegue se ambos os lados se sentem bem no   relacionamento e construindo o relacionamento. Embora tenhamos que reconhecer   que os laços de amizade e afeição são muito mais fortes que os laços que unem   relações comerciais.
  
Você sabe que a imagem da sua empresa está sendo   formada em cada ponto de contato com o seu cliente? Com o seu cliente   potencial?
  
Acontece que a grande maioria das empresas não   percebe, algumas têm o mais completo desconhecimento, de que a imagem da   empresa está sendo formada em nas Horas da Verdade, dia a dia.
  
Onde o seu cliente potencial e o seu cliente se   defrontam com a sua empresa? O que acontece com eles nestas oportunidades?   Estes pontos de contato são aproveitados como oportunidades, ou podem acabar   gerando crises, das quais você nem toma conhecimento?
  
Você sabe exatamente o que está ocorrendo com os   seus clientes ao longo dos múltiplos contatos que eles têm com a sua empresa?
  
Você sabe onde estão e quando ocorrem estes   pontos de contato entre o seu cliente e a sua empresa?
  
O seu pessoal, os representantes da sua empresa,   estão treinados e habilitados a oferecer uma experiência excelente, em cada   um desses pontos de contato, para todos os seus clientes?
  
Os seus empregados estão treinados e habilitados   para fazer a aproximação e o relacionamento em cada um desses pontos de   contato?
  
A experiência que o seu cliente vive, em cada um   desses pontos de contato, forma um todo que foi previamente pensado e   preparado para criar valor para o seu cliente, e influenciar a predisposição   de comprar da sua empresa e de efetuar compras repetidas?
  
A sua empresa está efetivamente preocupada com a   experiência que o seu cliente vivencia em todos os seus pontos de contato ou   está interessada somente no seu desempenho sob o ponto de vista de   produtividade?
  
Ou seja, as medidas que a sua empresa faz são   medidas exclusivamente operacionais ou levam em conta os seus clientes, a   suas necessidades e suas expectativas?
  
As necessidades e expectativas do seu cliente, ao   menos, são pesquisadas?
  
Sua empresa está preocupada com o tempo médio de   atendimento de chamadas do seu "Call Center", ou em oferecer os   esclarecimentos completos e integrais às dúvidas dos seus clientes?
  
Pense um pouco mais e melhor: o que é mais   produtivo, responder rapidamente e o cliente ter que voltar, ou esclarecer de   uma vez por todas?
  
Leia o artigo:
  
ATENDIMENTO   AO PÚBLICO: O Principal Indicador E Algo Mais
  
Vamos ver como está a sua empresa? Responda estas   3 perguntas:
  
Você tem dúvidas se o desempenho dos seus empregados,   nos pontos de contato, ajuda na aproximação dos seus clientes potenciais?
  
Você tem dúvidas se os demais pontos de contato   ajudam na construção de relacionamentos duráveis com os seus clientes atuais   (manter clientes duradouros)?
  
Você tem dúvida se o desempenho do seu pessoal   ajuda na manutenção de relacionamentos comerciais duradouros com os seus   clientes?
  
Se você respondeu com um SIM, uma dessas   perguntas, então sua empresa pode estar "trabalhando" para os seus   concorrentes e, portanto, precisa de ajuda.
 
Não hesite em me chamar https://bit.ly/JCMacedo      
 


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